loader

O plástico está por todo o lado e faz parte do nosso dia-a-dia. Na saúde, nos transportes, no vestuário, nas embalagens, etc.

É prático, leve, barato, versátil e, sobretudo, muito útil. Graças a este material, disfrutamos hoje de um elevado nível de vida, impensável há poucas décadas. No entanto, apesar das inúmeras vantagens que apresenta, a forma como temos utilizado o plástico - uma forma linear - tem contribuído para a degradação e poluição do ambiente, sobretudo nos oceanos.

Para continuarmos a disfrutar das vantagens dos plásticos, temos de utilizá-los de uma forma mais racional, responsável e sustentável. Para tal, temos de abandonar o modelo linear de consumo e adotar uma lógica de economia circular - garantindo que os materiais permanecem na economia, maximizando o seu valor, e não se perdendo no meio ambiente. Dessa forma, podemos manter (e incrementar) a nossa qualidade de vida, sem impactar o ambiente, reduzindo o consumo de matérias-primas e valorizando ao máximo os plásticos de que já dispomos.

Em alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a visão de economia circular dos plásticos da Fundação Ellen MacArthur, a cadeia de valor dos plásticos portuguesa sentiu a necessidade de promover um caminho conjunto e colaborativo, com vista a acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos.- tem contribuído para a degradação e poluição do ambiente, sobretudo nos oceanos.

Vídeo de Apresentação do Pacto Português para os Plásticos

A nossa visão

Para alcançar esta visão, os membros do Pacto Português para os Plásticos definiram o Roadmap 2025, um documento colaborativo que define a estratégia dos membros do Pacto Português para um conjunto de cinco metas ambiciosas, até 2025.

Este documento apresenta os resultados ambicionados no curto, médio e longo prazos e as atividades necessárias à sua concretização. Identifica também os principais desafios e oportunidades, definindo responsabilidades individuais e coletivas.

A visão da nova economia dos plásticos

  • eliminar
    e
  • inovar
    e
  • circular
    e

Acreditamos que, em conjunto, podemos:

Metas 2025

Rede Global

O Pacto Português para os Plásticos faz parte de uma rede global composta por iniciativas nacionais e regionais similares, promovida pela Fundação Ellen MacArthur. Esta rede de países líderes na transição para uma economia circular para os plásticos tem vindo a crescer de ano para ano, partilhando os seus membros da mesma visão e objetivos.

Plastics Pact Network